quinta-feira, 2 de julho de 2015

Ambição cega

      Texto;  Gênesis11:03
A história da Torre de Babel, situada logo no início na pré-história, é um dos acontecimentos que mudaram a história da humanidade, que ilustra muito bem o que pode dar errado nas civilizações e nas sociedades. A curta narrativa contada em apenas nove versos é uma obra-prima compacta de literatura e virtuosidade filosófica. A primeira característica notável é sua precisa descrição histórica. A torre, também chamada de zigurate, era o maior símbolo das cidades estados do vale do Tigre-Eufrates, na antiga Mesopotâmia, o berço da civilização. Foi neste local que os primeiros grupos humanos se fixaram, desenvolveram a agricultura e passaram a construir cidades. E o Gênesis chama a atenção para a habilidade que possuíam de fabricar materiais de construção, especialmente tijolos (não só tijolos, mas também a roda, o arco e o calendário). Os tijolos eram feitos de barro, cozidos ao sol ou queimados ao forno, "E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal". Gênesis 11:3. Este conhecimento tornou possível a construção de prédios em grande escala, atingindo alturas jamais vistas até aquele momento. Apartir daí que o zigurate começou a crescer em tamanho, com vários níveis de muitos andares e milhares de degraus para se chegar ao seu topo, e que possuía um significado religioso profundo. Essas torres, em sua essência (as ruínas de pelo menos trinta foram descobertas), configuravam-se em "montes santos" construídos pelo homem, onde o céu e a terra pareciam se encontrar.

"E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus," Gênesis 11:4.
Inscrições encontradas nestas construções, que foram decodificadas por arqueologistas, se referiam à idéia de seu topo "atingindo os céus". O maior deles, o grande zigurate de Babel do qual fala o Gênesis, era um edifício de sete andares com 91,44 metros de altura, uma construção sem precedentes para a época.

A história da Torre de Babel não é apenas precisa em descrever os fatos e o meio histórico-cultural em que se desenvolve a narrativa. Está repleta também de recursos literários, inversões e jogos de palavras no original hebraico. Isso porque a maioria das palavras em hebraico, podem ser quebradas e reduzidas à sua raiz, à matriz de cada palavra, composta de três consoantes, que contém a essência do significado daquela palavra.

Um exemplo que ilustra bem essa característica do hebraico escrito é o familiar ensinamento Talmúdico que nota a similaridade entre as palavras banayikh (seus filhos) e bonayikh (seus construtores), e sugere que Isaías 54:13 "E todos os teus filhos/construtores serão estudantes do Senhor; e a paz de teus filhos/construtores será abundante", o que indica que todos aqueles que estudam a palavra de Deus são chamados construtores da paz.

Voltando ao Gênesis, um dos recursos literários mais notadamente conhecidos no texto, tem a ver com o jogo de inversão de palavras da raiz hebraica l-v-n, "tijolos", com n-v-l, "confusão", que são precisamente inversões uma da outra. Essa técnica literária está relacionada a uma mensagem moral e espiritual muito importante no Gênesis.

Neste caso, o jogo de palavras chama a atenção para o fenômeno da inversão de papéis entre o divino e o humano, uma certa tendência entre os descendentes de Adão. O resultado do comportamento humano resulta frequentemente no oposto do que foi intencionado.

Os construtores queriam concentrar a humanidade em um só lugar "e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra" Gênesis 11:4. O resultado foi que eles foram dispersados por todo o mundo. "Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade" Gênesis 11:8. Eles queriam e fizeram um "nome" para eles mesmos, mas o nome Babel tornou-se o símbolo eterno de confusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário