sábado, 8 de junho de 2013

Esperando um efeito eficaz, Mefibosete

1 - E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel,
em Lo-Debar.

{II Samuel 9:4}
Lo-Debar, Ziba, o rei Davi, Maquir (o mendigo), Mefibosete (filho de Jonatas e neto do rei Saul), são hoje os nossos personagens, procuraremos reunir aqui lugares, pessoas, atitudes e palavras e intenções para dizer-lhes que, este conjunto de coisas e sentimentos usados de maneira sagaz, pré-determinada seja para qual for o intuito, produzem efeitos bons ou catastróficos. 
O Rei Saul, homem cruel, sem escrúpulos, que foi aclamado Rei no lugar do profeta Samuel a pedido do povo (I Samuel 8:4), Samuel, que tinha sido escolhido por DEUS desde o ventre de sua mãe, e consagrado a DEUS pelas mãos do profeta Elí, para julgar o povo de DEUS, e Saul o rei aclamado impedia que um rei de verdade, como o rei Davi subisse ao trono para governar o povo de DEUS. Davi, no entanto, servo de DEUS, homem segundo o coração de DEUS, ungido Rei na casa de seu pai Jessé pelo próprio profeta Samuel, a mandado de DEUS para este serviço específico, esperava em DEUS a oportunidade para reinar no trono que já lhe pertencia por direito de unção Divina, e enquanto isto não acontecia fazia um curso rápido, quarenta anos, um estagio sem remuneração no deserto, pastoreando ovelhas, literalmente, tudo para quando subisse ao trono que lhe era por direito de unção, reinasse de acordo com a vontade Divina, já que todos os outros reis que nele tinham subido não faziam a vontade o DEUS Altíssimo.
De contra partida, Saul, rei por aclamação do povo, e aceito por DEUS, e que foi escolhido por seus dotes físicos, coisas que só os olhos carnais e humanos podem ver, providenciava para que Davi não reinasse em seu lugar, mesmo sabendo que o seu tempo findava em função de sua desobediência e incredulidade para com DEUS.

O reinado de Saul era catastrófico para o povo em todos os sentidos, também não podia ser diferente, pois Saul foi escolhido pelo povo e não por DEUS, apesar de ter sido ungido com a permissão de DEUS, porque permitiu DEUS para mostrar a falta de capacidade do homem, e a demais, DEUS já de início avisara o povo por intermédio do profeta Samuel que não seria um reinado saudável, proveitoso, próspero, pois tudo o que o homem faz e escolhe sem que DEUS aprove, é sem dúvida nenhuma, catastrófico. 

Apesar, também, de que pela ótica humana não poderia Davi reinar, pois não era da mesma linhagem de Saul, porém o que DEUS faz não se discute, tanto que em uma mensagem que ouvi há tempos passados, dizia o pregador em questão, que DEUS é muito “complicador”, que tudo o que faz Ele “complica”, “complica” e “complica”, e não diz porque complica, porém, do nada e para o nada, DEUS “descomplica”, “descomplica”, “descomplica” e explica, o que fez dizendo: O que fiz, o fiz para a minha glória. Pois, DEUS é DEUS, é Ele faz o que quer, tanto que mandou Moiséis apresentar-se a Faraó da seguinte forma: Diga a Faraó que Sou o que Sou. {Êxodo 3:14}.

Enfim, pela vontade de DEUS, Davi assume o trono e inicia o seu reinado que irá ficar marcado para sempre nos anais da história mundial. Saul, já é morto, e com ele o seu filho Jonatas que deixou apenas o seu herdeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário