A CHAMADA EFICAZ - A SANTA VOCAÇÃO
2 parte
OS PRIMEIROS
PENSAMENTOS
Estes versículos
mostram que os salvos são os chamados de Deus para receber eficazmente a
salvação. O pecador eleito é chamado eficazmente pelo Espírito Santo para
receber a salvação.
A salvação de um
pecador é a obra do Deus triúno: eleição do Pai é o propósito da salvação;
expiação do Filho é a provisão da salvação e a vocação do Espírito Santo é a
aplicação ou comunicação da salvação. É preciso esta obra toda para salvar um
pecador. Se faltar uma ou duas destas coisas, a salvação fica incompleta e
ineficaz. A salvação dos eleitos depende totalmente do nosso Deus.
O Evangelho pregado
em verdade chama os pecadores para o arrependimento dos pecados e fé em Cristo.
Isaías 45:22. “Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra;
porque eu sou Deus, e não há outro”. O Evangelho de Jesus Cristo promete a
salvação para todo aquele que crê. Romanos 1:16: “Porque não me envergonho do
evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que
crê; primeiro do judeu, e também do grego”.
Mas, o problema é
como é que um pecador morto em ofensas e pecados, cego, surdo, mudo, depravado
e preso da sua natureza pecaminosa, pode se arrepender dos seus pecados e crer
no Salvador? Não tem como fazer! Porque ele está sem vontade e poder
espirituais para vir a Cristo e alcançar a salvação. Se o Espírito Santo não
chamar o pecador à salvação eficazmente, ele vai continuar na incredulidade
para sempre. Por isso, os salvos são nomeados os chamados de Deus para a
salvação.
I Tessalonicenses
1:4-5: “Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus; Porque o nosso
evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito
Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de
vós”.
Salmo 110:3: “O teu
povo será mui voluntário no dia do teu poder; nos ornamentos de santidade,
desde a madre da alva, tu tens o orvalho da tua mocidade”.
Provérbios 20:12.
“O ouvido que ouve, e o olho que vê, o Senhor os fez a ambos”.
O Espírito Santo
faz a palavra do Evangelho pregado em verdade eficaz ao pecador eleito pelo seu
poder e ele se arrepende dos pecados e crê no Salvador. O perdido não responde
à chamada do Evangelho sem a obra do Espírito Santo. Se não fosse o Espírito
Santo que faz eficaz o Evangelho pregado ao pecador, ninguém seria salvo.
Porque o perdido está sem poder e vontade para vir ao Salvador por causa da sua
depravação. O Espírito Santo opera na ovelha perdida de Deus dando o poder e a
vontade para vir a Cristo e receber pela graça a salvação. João 3: 1-8.
Observe especialmente o versículo 8: “O vento assopra onde quer, e ouves a sua
voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é
nascido do Espírito”. Veja também João 1:13: “Os quais não nasceram do sangue,
nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”.
DUAS CHAMADAS
Há duas chamadas
diferentes evangélicas. A chamada do Evangelho pregado e a chamada do Espírito
Santo através do Evangelho pregado. A primeira é a chamada externa e a segunda
é chamada interna. A chamada externa é o Evangelho chamando os homens para
Cristo, mas, ela não é eficaz a não ser que o Espírito Santo a faça eficaz no
coração do pecador. Quando o Espírito Santo faz a chamada eficaz, ela se torna
a chamada interna e o pecador é convertido.
Vamos observar
alguns exemplos da chamada externa.
Isaías 45:22:
“Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou
Deus, e não há outro”.
Isaías 55:6:
“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”.
Mateus 11:28:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”.
Mateus 22:14:
“Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos”. Apocalipse 22:17: “E o
Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha;
e quem quiser, tome de graça da água da vida.”
observar alguns exemplos da chamada interna.
Atos 2:39: “Porque
a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão
longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar”.
Romanos 1:6: “Entre
as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo”.
Romanos 8:28-30: “E
sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam
a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes
conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a
fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a
estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que
justificou a estes também glorificou”.
Romanos 9:11 e 24:
“Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o
propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras,
mas por aquele que chama), Os quais somos nós, a quem também chamou, não só
dentre os judeus, mas também dentre os gentios?”
II Tessalonicenses
2:13-14: “Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do
Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em
santificação do Espírito, e fé da verdade; Para o que pelo nosso evangelho vos
chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo”.
II Timóteo 1:9:
“Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras,
mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus
antes dos tempos dos séculos”.
I Pedro 2:9: “Mas
vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido,
para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua
maravilhosa luz”.
II Pedro 1:3:
“Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e
piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude”.
Judas 1: “Judas,
servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus
Pai, e conservados por Jesus Cristo”.
A chamada interna é
a chamada do Espírito Santo ao eleito de Deus para receber a salvação e sempre
é eficaz. O Espírito Santo chama os eleitos no poder de Deus para a salvação e
o eleito sempre vem para Cristo. Veja alguns versículos.
Salmo 65:4:
“Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite
em teus átrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo
templo”.
João 6:37: ”Todo o
que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei
fora”.
João 10:16: “Ainda
tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas,
e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor”.
Atos 16:14: “E uma
certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que
servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse
atenta ao que Paulo dizia”.
Tiago 1:18:
“Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que
fôssemos como primícias das suas criaturas”.
I Pedro 1:23:
“Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela
palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre”.
A GRAÇA
IRRESISTÍVEL - A CHAMADA EFICAZ - A SANTA VOCAÇÃO
As Ovelhas Perdidas
João 10:16: “Ainda
tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas,
e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor”. Neste versículo
Jesus falou de outras ovelhas que não são salvas ainda que não são do aprisco
dos judeus, mas são dos gentios. Jesus falou delas como sendo eleitos pelo Pai
desde a eternidade passada e que foram dadas a Ele pela graça. (João 6:37,
17:1-3).
Jesus disse que é o
propósito e vontade de Deus para dar às ovelhas as bênçãos do Evangelho. Jesus
disse: “também me convém agregar estas”. Esta é a vontade de Deus, trazer à
salvação todos os eleitos para receber a salvação. E não é devido à disposição
das ovelhas para abraçar o Evangelho e o Salvador. Porque as ovelhas em si
(Efésios 2:1-3) não têm esta vontade por causa da sua depravação. Mas, o fato
que as ovelhas vão abraçar a salvação em Cristo é devido à graça poderosa e
eficaz de Jesus Cristo. O Bom Pastor, pelo seu poder, faz as ovelhas ouvirem o
Evangelho eficazmente para a salvação. Esta é a regeneração do Espírito Santo
pela chamada eficaz. A não ser que O Salvador faça isto, as ovelhas seriam
perdidas sem vir a Cristo eternamente.
A Doutrina Definida
A Graça
Irresistível significa que Deus em amor e graça traz os seus eleitos pelo seu
poder eficaz a Cristo Jesus para receber a salvação. Isto quer dizer que a obra
da graça é operada no eleito pelo seu poder irresistível, invencível e
sobrenatural. Desde que é o poder do Deus Todo-Poderoso, este poder tem que ser
irresistível. A não ser que alguém ouse dizer que a criatura tem mais poder do
que o Criador. Por isso, esta doutrina é nomeada a Graça Irresistível, Chamada
Eficaz e Santa Vocação.
Sendo que todos os
homens são depravados totalmente, sem a eleição incondicional, a redenção
particular e a chamada eficaz, ninguém cria no Evangelho. Os eleitos de Deus
são feitos participantes das bênçãos da expiação de Cristo pela graça soberana
e livre de Deus.
I Pedro 1:2:
“Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a
obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam
multiplicadas”. Observa que o versículo diz: em santificação do Espírito Santo.
O Espírito Santo separa o eleito de Deus dos outros pela chamada eficaz para
receber voluntariamente a salvação.
Atos 16:14: “E uma
certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que
servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse
atenta ao que Paulo dizia”. O Senhor Deus abriu o coração de Lídia para que
pudesse ouvir a Palavra pregada e crer no Salvador.
O QUE AS ESCRITURAS
ENSINAM SOBRE ESTA DOUTRINA
Salmo 65:4: “Bem-aventurado
aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios;
nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo”. Este
versículo mostra que “chegar a Deus”, é o resultado de ser escolhido por Deus
para a salvação. Deus não somente convida o pecador vir, Ele causa eficazmente
o pecador eleito vir a Cristo em poder.
Salmo 110:3: “O teu
povo será mui voluntário no dia do teu poder; nos ornamentos de santidade,
desde a madre da alva, tu tens o orvalho da tua mocidade”. O teu povo é o povo
eleito de Deus para a salvação e neste povo Deus opera pelo Espírito Santo a
vontade de vir a Cristo voluntariamente. Observa também, Jeremias 31:3: “Há
muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por
isso com benignidade te atraí” e Filipenses 2:13: ”Porque Deus é o que opera em
vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”.
Ezequiel 36:26-27:
“E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e
tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E
porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e
guardeis os meus juízos, e os observeis”. Podemos ver nestes versículos a
regeneração como sendo a obra de Deus. O coração do perdido é duro contra o
Evangelho como uma pedra. O pecador não abre o seu próprio coração para receber
a salvação. O descrente não muda seu próprio coração para deixar Jesus Cristo
entrar. Mas, é Deus que dá pela sua graça eficaz um coração novo que se arrepende
dos seus pecados e crê em Jesus Cristo como seu Salvador.
É exatamente por
isso que diz em Efésios 2:1: “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e
pecados”. Também II Coríntios 5:17: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova
criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. Também
Efésios 4:24: “E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em
verdadeira justiça e santidade”. Com a nova natureza recebida pela graça de
Deus o escolhido se arrepende dos pecados e crê em Cristo. A velha natureza
nunca se arrependeu dos seus pecados e nunca vai, nem a velha natureza creu em
Cristo e nunca vai. Somos nascidos de novo e por isso somos os crentes em Jesus
Cristo. Tiago 1:18: “Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da
verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas”. I Pedro 1:23:
“Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela
palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre”.
conclusão ; Aqui cabe muito bem
João 3:1-8. Observe que Jesus falou para Nicodemos que “aquele que não nascer
de novo, não pode ver o reino de Deus” e “não te maravilhes de te ter dito:
Necessário vos é nascer de novo”. O novo nascimento é a obra do Espírito Santo,
veja versículo 8: “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes
de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”.
Então, o Espírito Santo chama eficazmente o eleito de Deus para receber a
salvação e o eleito é nascido de novo para uma nova vida em Cristo.
Filipenses 1:6:
“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a
aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo”. Há várias verdades aplicáveis ao este
versículo, mas vamos ver somente um aspecto dele. Todo mundo vai concordar que
a chamada eficaz é uma boa obra, então, quando o Espírito Santo chama
eficazmente o eleito para receber a salvação, o eleito será convertido e salvo.
Porque Deus não vai começar a boa obra da chamada eficaz no seu eleito para
depois ser frustrado pela vontade humana. Deus vence a vontade humana para
fazer o homem abraçar o Salvador voluntariamente.
Efésios 1:19-20: “E
qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a
operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o
dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus”. O que traz o pecador a
Cristo como o Salvador é a operação da força do poder de Deus. Também diz a
grandeza do seu poder. A pregação do Evangelho pelo poder de Deus traz o
pecador a Cristo. Este poder não está no pregador, mas em Deus. I Pedro 1:21:
“E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu
glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus”. Note que diz: “E
por ele credes em Deus”. Damos toda a glória a Deus que somos os chamados para
a salvação por Deus!
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