terça-feira, 27 de maio de 2014

DOUTRINAS DA GRAÇA DE DEUS


A GRAÇA IRRESISTÍVEL - A CHAMADA EFICAZ - A SANTA VOCAÇÃO
 ”.

AS DOUTRINAS DA GRAÇA DE DEUS

 A GRAÇA IRRESISTÍVEL - A CHAMADA EFICAZ - A SANTA VOCAÇÃO
PRESBÍTERO ; hegidio s santos
1 parte
INTRODUÇÃO
Às vezes alguém reclama dizendo que os termos “a graça irresistível” e “a chamada eficaz” não estão na Bíblia, isto quer dizer que não são termos bíblicos. Mas, que o termo “Santa Vocação” está na Bíblia (II Timóteo 1:9). Estas frases (Graça Irresistível e Chamada Eficaz) de verdade não estão na Bíblia. Mas, usamos termos assim, às vezes, para descrever o que a Bíblia ensina, são termos teológicos. Por exemplo, a palavra “Trindade” não está na Bíblia, mas a doutrina é. Esta palavra (Trindade) é adequada para descrever que o Deus Verdadeiro é triúno, e nem a palavra “triúno” está na Bíblia. Outro exemplo é a palavra “Milênio”, ela não está na Bíblia, mas a verdade que esta palavra significa está. A palavra “Milênio” significa mil anos e podemos achar estas palavras pelo menos seis vezes em Apocalipse 20:1-7. Então, esta reclamação está sem base doutrinariamente falando. Porque o que estas frases (Graça Irresistível e Chamada Eficaz) ensinam está na Bíblia sem dúvida nenhuma. Não faz mal usar termos teológicos que descrevem a doutrina da Palavra de Deus que ensinamos. Às vezes esta reclamação está baseada no fato que a pessoa que levanta a reclamação não crê na verdade que o termo ensina.
Não é por acaso que os salvos são nomeados os chamados por Deus para a salvação. Mas, é porque Deus nos chamou eficazmente para receber a salvação. Por isso, damos toda a glória ao nosso Deus bondoso. Veja os seguintes versículos.
Atos 2:39: “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar”.
Romanos 1:6-7: “Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo. A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”.
Romanos 8:28-30: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou”.
Romanos 9:23-24: “Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?”
I Coríntios 1:2: “À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso”.
I Coríntios 1:9: “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor”.
I Coríntios 1:24-26: “Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados”.
Gálatas 1:15: “Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça”.
I Tessalonicenses 2:12: “Para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória”.
II Tessalonicenses 2:14: “Para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo”.
II Timóteo 1:9: “Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos”.
I Pedro 1:15: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”.
I Pedro 2:9: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.
I Pedro 5:10: “E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário